4º Mutirão do Diabetes de Joinville

180
AÇÃO PELO DIABETES 2020
4º Mutirão do Diabetes de Joinville

Devido a atual pandemia, este ano o Mutirão do Diabetes, evento realizado pela SJM com apoio de diversas entidades, que estaria na quarta edição está sendo realizado de forma diversa dos anos anteriores. Visando respeitar todos os protocolos de segurança contra o Covid-19, várias ações já estão sendo realizadas de forma a manter o atendimento dos pacientes sem aglomeração de pessoas, utilizando a estrutura dos postos de saúde, com apoio da Secretaria Municipal de Saúde. Para isso, conforme o coordenador do evento, Dr. Evandro Rosa, desde o início deste mês está acontecendo o Novembro Diabetes Azul com atividades de esclarecimento, exames, palestras e entrevistas, visando esclarecer a população dos riscos desta doença silenciosa. “Temos vários profissionais envolvidos num trabalho que visa a realização de exames em 500 pessoas portadoras do diabetes, com o apoio da Sociedade Joinvilense de Medicina e Hospital Sadalla Amin Ghanem (Grupo Opty), a Bayer e a Secretaria Municipal de Saúde”, observa.

Serão examinados 500 pacientes diabéticos nas unidades básicas de saúde que farão a medida da glicemia, pressão arterial, Índice de Massa Corpórea (IMC) e o exame de fundo de olho que permitirá detectar precocemente a retinopatia diabética, que é a maior causa de cegueira na população abaixo dos 60 anos. Também realizarão exame do pé diabético no intuito de orientar o diabético para evitar complicações como as amputações. Devido a pandemia, os exames já estão sendo executados nas unidades básicas de saúde desde o final de outubro e se estendendo pelo mês de novembro para permitir o devido distanciamento.. “Como novidade, teremos a telemedicina que através de retinógrafos portáteis, ajudarão na triagem do fundo de olho. As equipes de enfermagem este ano, terão uma participação ainda maior, quando ofereceremos cursos de capacitação para que as equipes, que já estão nestes postos, realizem os exames dos diabéticos”, comemora Dr. Evandro.

No sábado dia 28 de Novembro teremos o “dia D” no Hospital de Olhos Sadalla Amin Ghanem, quando serão realizados gratuitamente exames de fundo de olho dos pacientes triados nas unidades de saúde. Com esta reavaliação os pacientes que precisarem de tratamento com laser serão encaminhados para tratamento pelo SUS. O mutirão contará com a participação de mais de 200 voluntários, entre estudantes da área de saúde, médicos e enfermeiros, além da colaboração de várias empresas parceiras. Estão nos apoiando com patrocínio para divulgação das atividades também a Unimed Joinville e Centro Hospitalar Unimed e a Unicred Litoral.