O reconhecimento e a gratidão ao profissional que nos acompanha durante toda a vida – 18 de outubro é o Dia do Médico

24

O dia 18 de outubro é muito especial, é a data em que se celebra o Dia do Médico, o profissional que tem um papel fundamental na vida de todos, seja na rotina do dia a dia, na prevenção ou no atendimento emergencial. Se pararmos para pensar, é a pessoa que nos acompanha desde o primeiro momento, quando nascemos e que ao longo de nossa jornada, vai acompanhando, orientando e cuidando de nossa saúde.
Cada vez mais diversificada e com o uso da alta tecnologia, a medicina exige do profissional dedicação e atualização constante. Por isso o médico atua em diversas frentes, diferentes áreas, visando dar o atendimento integral a cada paciente. O exercício profissional acompanha a arte de curar doenças e dar o suporte emocional para enfrentar as dificuldades decorrentes da falta de saúde. Escolher esse tipo de profissão é um desafio que poucas pessoas têm a coragem de enfrentar. Tudo isso é refletido em esperança de cura, acima de tudo, esperança de uma vida saudável. Por isso, ser médico é um ato heroico de coragem, que une talento e conhecimentos técnicos e científicos.

A data de 18 de outubro foi escolhida para celebrar o Dia do Médico para homenagear a figura de Lucas, que foi um dos quatro evangelistas do Novo Testamento e seu evangelho é o terceiro em ordem cronológica. Como Lucas era médico, aproveitou-se a data para homenagear sua figura e todos os profissionais que dedicam suas vidas a salvar e cuidar das pessoas. Além da figura profissional, Lucas também era pintor, músico e historiador e foi considerado santo justamente no dia 18 de outubro.

A Sociedade Joinvilense de Medicina (SJM), como entidade médica mais antiga do Sul do País, neste ano celebra seu primeiro centenário, mas em função da pandemia de COVID-19, deixou para o próximo ano toda sua programação festiva. Diante disto, nem a tradicional festa do médico que realiza anualmente, como o Baile da Esmeralda e a merecida homenagem Prata da Casa, será realizada. Todas as homenagens foram transferidas para 2021. Este vírus impactou a vida de milhões de pessoas e mudou a forma de nos relacionarmos. Para o exercício da medicina não está sendo diferente, os médicos tiveram que se adaptar de várias formas, tiveram que aprender a usar novas tecnologias, tudo com o propósito de continuar atendendo bem seus pacientes. Então neste dia, a SJM não pode deixar de valorizar seus associados, parabenizar cada médico, olhando para o futuro e sabendo que mais uma vez, graças ao esforço de cada um, as dificuldades serão superadas, e que em breve as atividades associativas estarão de volta, celebrando a vida e cada feito. Parabéns a todos os médicos. A diretoria da SJM parabeniza cada colega e reconhece o valor desta profissão!