Inauguração da Ponte Dr. Harald Karmann em Joinville

post Inauguração da Ponte Dr. Harald Karmann em Joinville - foto 01

Joinville se prepara para homenagear um de seus filhos ilustres, o médico Dr. Harald Karmann (in memoriam), com a inauguração da ponte que levará seu nome. A ponte ligará a Rua Coronel Francisco Gomes, no bairro Bucarein, com a Rua Nacar, no bairro Guanabara. A cerimônia, que ocorrerá na quinta-feira, 13 de março de 2025, às 8h30min, celebra a memória de um homem que dedicou sua vida à medicina e à administração pública, deixando um legado inestimável para a cidade, que neste dia 9 de março comemorou 174 anos de fundação.

Um Pioneiro na Saúde e na Administração Pública

Dr. Harald Karmann nasceu em Munique, Alemanha, em 24 de janeiro de 1920, e foi trazido ao Brasil ainda bebê por seus pais, Dr. Walter Karmann e Sra. Paula Wipel Karmann. Ressaltando que o Dr. Walter Karmann fora estudar odontologia na Alemanha e lá conheceu sua futura esposa, com quem casou-se e teve o filho Dr. Harald Karmann. Formado pela Escola de Medicina da Universidade Nacional do Rio de Janeiro, construiu uma carreira exemplar em Joinville, atuando em várias instituições de saúde.

Ele atuou como presidente da Sociedade Joinvilense de Medicina (SJM) de 1965 a 1967, onde fortaleceu a união da classe médica, há exatos 60 anos. O atual presidente da SJM, Dr. Claudio Amaral, expressou que participar desta solenidade é uma honra para a entidade: “Dr. Harald Karmann foi um médico visionário e um dos pioneiros a investir, com seu carisma, na união da classe médica. Sua contribuição para a saúde em nossa cidade é indelével.”

Contribuições Significativas:

  • Diretor do Hospital São José: Implementou melhorias no bem-estar dos pacientes através da expansão e modernização das instalações.

  • Diretor da Maternidade Darcy Vargas: Priorizou a qualidade no atendimento a mães e recém-nascidos.

 

Dr. Harald Karmann recebendo o diploma de Cidadão Benemérito de Joinville, ao lado de sua esposa Dona Maria Irma Guimarães Karmann

Prefeito de Joinville: Avanços e Inovações

Dr. Karmann, o 35° prefeito de Joinville, administrou a cidade de 15 de março de 1970 a 15 de março de 1973. Durante sua gestão, realizou obras que transformaram Joinville, como a famosa Vigorelli, dando abertura do município para o mar, que partiu de um trecho denso de vegetação semelhante à estrada Transamazônica, que foi chamada à época de “Transamazoninha”. Esta via foi posteriormente formalizada como a estrada João de Mello Souza e Alvim. Em sua gestão também foram realizados os estudos para o projeto que culminou na abertura da JK, ligando a Avenida Getúlio Vargas à Rua Dr. João Colin, além da ligação da Beira Rio com a Procópio Gomes.

Também construiu o Terminal Rodoviário que mais recentemente foi batizado de Harold Nielsen. Efetivou o projeto de um aeroporto para Joinville com o Ministério da Aeronáutica, entre outras obras. Eleito pela ARENA, Dr. Harald Karmann sucedeu a Nilson Wilson Bender e foi sucedido por Pedro Ivo Campos, a quem venceu nas eleições de 1969.

Destaques de Sua Gestão:

  • Cultura: Criou importantes instituições culturais, como o Arquivo Histórico, Casa da Cultura, Museu do Sambaqui e Museu Casa Fritz Alt.

  • Infraestrutura: Saneou as finanças da prefeitura e conseguiu duplicar o número de escolas, de postos de saúde e pavimentar o dobro das ruas da gestão anterior.

  • Aeroporto e Expoville: Responsável por protagonizar os entendimentos junto ao Ministro da Aeronáutica, o brigadeiro Márcio Souza e Melo, para a construção do atual Aeroporto de Joinville. Realizou também a construção do prédio da Expoville, que sediou por décadas inúmeros eventos de repercussão econômica, cultural e esportiva, iniciativas estas que ainda hoje se realizam.

Vida Pessoal e Família

Dr. Harald Karmann foi casado com Dona Maria Irma Guimarães Karmann, com quem teve três filhos, Nelson Roberto (in memoriam), Maria Tereza (in memoriam) e Lúcia Helena Karmann Monteiro de Almeida, sete netos e onze bisnetos. Sua família, orgulhosa de seu legado, expressa profunda emoção pela homenagem. O reconhecimento da memória do Dr. Karmann foi proposto pelo vereador Érico Vinícius, tendo recebido apoio efetivo do prefeito Adriano Silva, que ficou sensibilizado com a necessidade desta honrosa iniciativa, sancionando de pronto a referida lei.

Conforme seu genro, senhor Sérgio Tadeu Monteiro de Almeida, esposo da filha caçula, Lúcia Helena, a homenagem ao Dr. Harald Karmann é um tardio, porém justo e merecido reconhecimento às suas contribuições significativas para Joinville graças a sensibilidade do atual prefeito Adriano Silva. “Sua gestão eficaz deixou um impacto duradouro na cidade, que continua a beneficiar-se de suas realizações até hoje. Em nome da família Karmann, agradecemos pela celebração de sua obra e legado, reforçando seu lugar como uma figura histórica na comunidade joinvilense”, ressalta.

Características da Ponte Dr. Harald Karmann

A nova ponte, com 42 metros de comprimento e 15 metros de largura, representa um investimento de R$ 6,9 milhões. Inclui três pistas, uma delas exclusiva para transporte público, além de calçadas para pedestres, facilitando a conexão entre os bairros e diversas regiões da cidade.