Dra. Raquel da Rocha Pereira empossada na ACAMESC

Dra Raquel Pereira empossada na ACAMESC - site SJM

Parabéns à nossa Dra. Raquel da Rocha Pereira pela posse na Academia Catarinense de Medicina (ACAMESC).

Atualmente, a ACAMESC reúne 62 membros, entre acadêmicos ativos e eméritos, sendo a Dra. Raquel a primeira médica de Joinville a ocupar esse espaço. Além dela e do Dr. José Aluísio Vieira, também integra os quadros da Academia o Dr. Hercílio Alexandre da Luz Filho.

Dra. Raquel tem uma trajetória de quase 50 anos marcada pela excelência técnica, liderança, humanização do cuidado, fortalecimento do cooperativismo médico e relevantes contribuições para a saúde em Santa Catarina.

Temos muito orgulho em contar com uma profissional que traduz, na prática, o cuidado com pessoas.

Consolidando Legado de Humanização na Medicina Catarinense

A Academia Catarinense de Medicina (ACAMESC), presidida pelo Dr. Anastacio Kotzias, na noite de 28 de novembro, em cerimônia solene realizada no Salão de Eventos da Associação Catarinense de Medicina (ACM), acolheu dois novos membros: Dr. André Buchele D’Ávila para a Cadeira 7 e a Dra. Raquel da Rocha Pereira, que passou a ocupar a prestigiosa Cadeira Número 8, que anteriormente foi ocupada por dois colegas de Joinville, Dr. Walter Ferreira e por último Dr. Ronald Moura Fiuza.

A empossada foi apresentada pelo colega médico e já acadêmico, também de Joinville, Dr. José Aluísio Vieira, que destacou o lado humano que marcou a trajetória da Dra. Raquel ao longo de toda sua história de dedicação à medicina de qualidade.

Segundo Dr. José Aluísio Vieira, a médica anestesiologista, com seus quase 50 anos de formada, além de investir no avanço médico como na analgesia de parto e no aleitamento materno, destacou-se pelo seu trabalho humanitário incansável, seja como médica ou administradora hospitalar. “A humanização no atendimento hospitalar e na formação de médicos especialistas, contribuições científicas para técnicas seguras walking (deambulação) analgesia para o parto, o acolhimento das mães, a promoção do aleitamento materno e a busca pela qualidade dos serviços médicos, sempre com um olhar atento ao ser humano”, disse Dr. Aluísio destacando que estes foram os pilares de sua trajetória.

Dra. Raquel fez um breve relato do currículo dos dois acadêmicos que a antecederam e destacou que se sentia envolta por um legado de dedicação e excelência. “O Dr. Walter Ferreira, patrono e primeiro ocupante desta Cadeira, foi um verdadeiro pioneiro da medicina no século XX em Santa Catarina. Médico e homem de compaixão e altruísmo, formou-se em 1941 e, ao se estabelecer em Joinville, dedicou-se intensamente ao atendimento social, relatos históricos narram com orgulho que ele se locomovia pela cidade de bicicleta, distribuindo amostras grátis e difundindo noções de higiene e prevenção, atuando como um verdadeiro médico de família de seu tempo. Ele se tornou o primeiro pediatra formalmente treinado de Joinville, recebendo o título de especialista em 1952. Foi também um dos fundadores da Sociedade Joinvilense de Medicina e da Unimed de Joinville. Seu legado de humanidade e dedicação permanece vivo desde sua partida, em 1999.

Sobre o Dr. Ronald Moura Fiuza, segundo ocupante de sua Cadeira, ela destacou que ele foi inspirado pela medicina familiar, graduou-se em 1970 e se especializou em Neurologia e Neurocirurgia. Em 1973, fundou a Clínica Neurológica em Joinville. Com vasta experiência internacional e mestrado em Neurociências, atuou em importantes cargos públicos como diretor hospitalar e Secretário de Saúde de Santa Catarina. Sua atuação acadêmica foi marcada por intensa participação em seminários e eventos, o que o tornou amplamente reconhecido entre seus colegas de especialidade.

“Dr Fiuza foi presidente da Sociedade Brasileira de Neurocirurgia e membro titular da ACAMESC desde 2001. Ele nos deixou no ano passado, em novembro de 2024, legando uma vida de competência e talento à medicina e à neurociência”, relatou.

Em seu discurso emocionado, a Dra. Raquel da Rocha Pereira relembrou sua jornada, citando desafios pessoais, como a septicemia pós-parto de seu primogênito, que aprofundou sua compreensão sobre a importância do “cuidar” e do “acolhimento” na prática médica. “Somos gente cuidando de gente”, o médico não deve esquecer do que está nas entrelinhas da sua Missão do Médico:… Se não der para curar, ALIVIE frequentemente, se não der para Aliviar, CONSOLE SEMPRE”, afirmou, reiterando sua filosofia de que a medicina vai além do conhecimento científico, exigindo as “ferramentas do coração”. Dra. Raquel também prestou homenagens à sua família, ao seu companheiro de vida, Dr. Altair, aos filhos, noras e, em um momento de profunda sensibilidade, à memória de sua mãe, falecida recentemente, destacando a influência de seus valores em sua vida.

Dra. Raquel fez questão de agradecer a todos aqueles que que contribuíram para que ela desfrutasse dessa honraria, pois “nenhum caminho de sucesso é trilhado de forma solitária”. Também destacou o que mais a toca e orgulha, foi ter conseguido formar e motivar pessoas profissionalmente a ousar e fazer a diferença em prol do outro, acreditar que para aliviar a dor ou tratar doenças é necessário entender e gostar de gente.

Ao refletir sobre sua eleição como Diretora Superintendente da Maternidade Darcy Vargas (MDV), a Dra. Raquel enfatizou o orgulho de ter elevado a instituição a um patamar de reconhecimento nacional e internacional, implementando o parto humanizado com direito a analgesia de parto e ao acompanhante e o programa de aleitamento materno “Mãe Coruja”, cujas diretrizes influenciaram políticas públicas do Ministério da Saúde.

A atuação da Dra. Raquel também se estende ao cooperativismo médico, onde foi Vice-Presidente da Unimed Joinville e a primeira Diretora do Centro Hospitalar Unimed (CHU). Lá, implantou a Pedagogia Hospitalar e liderou a conquista da ACREDITAÇÃO EM QUALIDADE pela ONA, tornando o CHU o primeiro hospital de Santa Catarina a alcançar tal reconhecimento.

Em 2024, sua profunda conexão e contribuição para a cidade de Joinville foram reconhecidas com o Título de Cidadã Honorária, e em 2024, ela se tornou Sócia Honorária da Sociedade Joinvilense de Medicina (SJM), entre diversas outras condecorações, como a Medalha Antonieta de Barros da Assembleia Legislativa de SC e o Prêmio Jean Harris do Rotary Internacional.

Sua entrada na Academia reforça seu desejo de continuar contribuindo ativamente para os debates, pesquisas e ações que impulsionam o avanço da medicina em Santa Catarina, sempre com foco na saúde, na ética e no bem-estar da população. A cerimônia foi concluída com um jantar de confraternização, celebrando a integração dos novos membros à ACAMESC.

Hoje a ACAMESC reúne 62 membros, entre acadêmicos ativos e eméritos, sendo a Dra. Raquel a primeira médica de Joinville a ocupar tal cargo. Além dela e do Dr. José Aluísio Vieira, também pertence aos quadros o Dr. Hercílio Alexandre da Luz Filho.