Reunião departamento de Medicina do Trabalho

564
Reunião departamento de Medicina do Trabalho
Reunião departamento de Medicina do Trabalho

A primeira Reunião Científica do Depto. de Medicina do Trabalho da SJM ocorreu em 03/05 com o tema a Vacinação contra a gripe nas empresas, importância e impactos.

Foi apresentado a diretoria: Presidente Dr. Leonardo Sato; Vice-Presidente Dr. Mário Sato; 1º Secretário Dr. Amauri Zanona; 2º Secretário Dr. Marilone Pires.

Em seguida o médico infectologista Dr. Luiz Henrique Melo abordou a importância histórica da vacinação na longevidade. Também comentou os principais motivos da não vacinação (filosóficos, religiosos) mas que a adesão à vacinação aumenta muito com a abordagem do profissional médico sobre a sua importância ” Se o trabalhador não se vacinar, está escolhendo a doença”. Destacou também que a checagem periódica da carteira de vacinação e orientação enfática do médico gera uma cultura de vacinar-se.  Na sequencia, teve a palestra da Gerente Científica de Vacinas do Laboratório GSK, a Farmacêutica Industrial Esthefanie Ribeiro, que abordou os principais aspectos epidemiológicos da gripe, além da importância da vacinação tri e tetravalente nos grupos de risco. Destacou que dentro da composição da vacina, pode ocorrer o mismatch que é quando a previsão de uma cepa não é confirmada, e pode gerar epidemias como a recente nos Estados Unidos.

Também teve a participação do Dr. Antônio Garcia, Presidente da SJM, mostrando os benefícios do sócio, projetos em andamento e planos da entidade, conclamando os Médicos do Trabalho a participarem, buscando a interação e troca de experiência, e que é necessário que os médicos sejam uma ‘massa crítica’ objetivando melhorias e mudanças.

A ACAMT esteve presente representada pelo Médico do Trabalho Vice-Presidente da Região Norte, Dr. Clévio Scheffer, que apoiou o evento e a sinergia realizada com a entidade (ligada a ANAMT – Associação Nacional dos Médicos do Trabalho) além de ter sorteado duas inscrições para a XXI Jornada Catarinense de Saúde Ocupacional, a ser realizado em agosto em Joinville.

O presidente do Departamento de Medicina do Trabalho, Dr. Leonardo Sato, ressaltou a importância do evento e o papel do Médico no Trabalho na educação dos trabalhadores visando aumento na participação da vacinação nas empresas. Além disso ressaltou a importância da reativação do departamento, criando um canal de comunicação para os Médicos do Trabalho de Joinville, além de interações com outras especialidades, órgãos e entidades.

Agradecimentos aos apoiadores do evento, Clínica Salutare Vacinas e Laboratório GSK.

Finalizou convidando os colegas Médicos do Trabalho a associarem-se da SJM e fortalecerem o Depto, trazendo sugestões de tópicos, como Absenteísmo, e-Social, FAP, NTEP, afastamentos INSS, entre outros.  As reuniões serão mensais.

Dr. Leonardo Costenaro Sato
Presidente Dpto Medicina do Trabalho