Médico associado da SJM lança livro sobre Doença de Crohn

1492

Na próxima terça-feira, 18 de agosto, o médico Harry Kleinübing Junior, sócio da SJM e integrante do corpo clínico do Hospital Dona Helena, lança o livro “Conversando sobre a Doença de Crohn”. O evento ocorre a partir das 19 horas, no auditório do 5º andar do Centro Clínico do Hospital Dona Helena.

A Doença de Crohn é inflamatória e crônica, podendo afetar todo o sistema digestivo. Não tem causa conhecida e, por isso, muitas pessoas também desconhecem suas características. O objetivo do médico que coordena o Centro de Infusão do HDH foi elaborar um guia com respostas e informações para pacientes e familiares.

Entre os sintomas mais comuns da doença estão dor abdominal, associada à diarreia, febre, perda de peso e enfraquecimento, devido à dificuldade para absorver os nutrientes. Um agravante é que a Doença de Crohn é considerada fator de risco para desenvolvimento de câncer de intestino. Ainda não tem cura, mas o tratamento pode conter o processo inflamatório, aliviando os sintomas.

Harry Kleinubing Junior é doutor em medicina (clínica cirúrgica) pela Universidade Federal do Paraná (UFPR) e atua na área de coloproctologia, com ênfase no tratamento de doenças inflamatórias intestinais.