LANÇAMENTO LIVRO JOINVILLE

1229

2Autor : Murillo Ronald Capella

Livro  TEMPOS MODERNOS – crônicas

Editora Unisul ( da Universidade do Sul de Santa Catarina)

Lançamento: 30 de junho, terça, a partir das 19 horas

Local: Instituto Pró Rim de Educação e Pesquisa em Saúde

Rua Mario Lobo esquina com João Colin

Pequeno texto do editor

“ Murillo Capella, na singularidade do seu texto, permite ao leitor mergulhar em suas crônicas sem o freio de palavras arranjadas. Seu estilo não descola palavras do contexto, o que leva o leitor automaticamente a construir um cenário com a força do humor de suas crônicas”

SUMULA BIOGRÁFICA

Murillo Ronald Capella

É natural de Florianópolis. Estudou medicina na UFPR, em Curitiba. É especialista em Cirurgia Pediátrica e pioneiro dessa especialidade em Santa Catarina. Na UFSC, fez carreira como professor obtendo os títulos de Livre Docente, Doutor em Ciências(PhD) e Professor Titular, tendo criado a disciplina de Cirurgia Pediátrica.

Iniciou a prática da especialidade no Hospital Infantil Edith Gama Ramos( 1964-1979) onde criou o Programa de Residência Médica em Cirurgia Pediátrica, em 1977, até hoje um dos mais conceituados do pais, que teve sequência no Hospital Infantil Joana de Gusmão.

Atualmente, é professor titular de Ética Médica e Bioética do Curso de Medicina da Unisul onde foi alvo de homenagem, por parte dos alunos, com a criação do Centro Acadêmico “ Prof. Murillo Capella”. ´É, também, Consultor Acadêmico do Instituto Pró-Rim de Ensino e Pesquina em Saúde.

Teve intensa vida associativa, tendo sido presidente das seguintes entidades médicas: Associação Catarinense de Medicina, Academia de Medicina de Santa Catarina, Sociedade Brasileira de Cirurgia Pediátrica, Academia Nacional de Cirurgia Pediátrica e Colegio Brasileiro de Cirurgiões-capítulo de SC.

Foi duas vezes Vice-Presidente da Associação Médica Brasileira para a região sul e seu Diretor de Relações Internacionais de 2007 a 2011.

Dentre suas atividades administrativas, foi diretor do Hospital Infantil Joana de Gusmão, Superintendente da Fundação Hospitalar de SC, Secretário Municipal de Saúde e  Vice-Prefeito de Florianópolis e Secretario Adjunto de Estado da Saúde.

É autor do livro científico “ Alarme cirúrgico do recém-nascido” e dos livros de crônicas “ Medo de Injeção” , “Ponto de Encontro”, “Jamais faça promessa” e o atual “ Tempos modernos” . No prelo, outro livro de medicina “ Doenças cirúrgicas ambulatoriais em crianças”.