Diretoria da SJM e parceiros discutem o 2º Mutirão do Diabetes

416
Diretoria da SJM e parceiros discutem o 2º Mutirão do Diabetes
Diretoria da SJM e parceiros discutem o 2º Mutirão do Diabetes

Evento está marcado para acontecer no dia 15 de novembro nas dependências do 62º Batalhão de Infantaria

A reunião da diretoria da SJM desta última quarta-feira, 18 de abril, tratou de uma pauta única, ou seja, o 2º Mutirão do Diabetes de Joinville, que neste ano acontecerá no dia 15 de novembro no 62º Batalhão de Infantaria de Joinville, das 9 às 13 horas, visando atender um público entre 500 e 700 pessoas diabéticas. A campanha visa esclarecer a população dos riscos da doença não tratada e ao mesmo tempo oferecer tratamento de complicações oriundas do diabetes.

Além da diretoria da SJM, com a presença do presidente, Dr. Antônio Garcia, o vice, Dr. Fabrício Morales e demais diretores que estavam presentes, Dr. Joaquim Leite, Dr. Fábio Pacheco e Dr. Gabriel Kouba. Além deles, o médico associado, o oftalmologista Dr. Evandro Rosa, coordenador do Mutirão no ano passado que teve total êxito; médicos endocrinologistas do Departamento de Endocrinologia da SJM, Dra. Suely Keiko Kohara, Dr. Tanise Balvedi Damas (representando também SIMESC e Sociedade Brasileira de Diabetes); o oftalmologista Dr. Roberto Schunemann, os ortopedistas Dr. André Demore e Dra. Barbara Pupim e a enfermeira podóloga Rosangela Schwarz.

O objetivo desta reunião, conforme Dr. Garcia, é determinar as metas da campanha e ao mesmo tempo agregar o máximo de profissionais médicos que atuam nas diferentes especialidades que cuidam do paciente diabético para incrementarmos ainda mais a campanha. “Neste ano, por exemplo, queremos realizar exames do pé diabético. Além disso, todos os pacientes atendidos no Mutirão farão a medida de glicemia, pressão arterial, verificação do IMC e o exame de fundo de olho. A novidade desta segunda edição será o exame do pé diabético, onde os pacientes que apresentarem alterações pelo diabetes, poderão realizar o exame de Hemoglobina Glicosilada A1c e terão uma palestra sobre a doença”, acrescentou Dr. Evandro.

O mutirão contará com a presença de 100 voluntários e colaboração de várias empresas parceiras. Como abertura do evento, o SESI realizará no dia 11 de novembro, domingo às 9 horas, nas proximidades do Batalhão, a Caminhada Azul. Além disso, visando tornar a manhã mais agradável para os pacientes e acompanhantes, teremos uma apresentação do coral da Escola Adventista de Joinville, entre outras atividades de integração e lazer.

O evento é uma realização da SJM e SCO (Sociedade Catarinense de Oftalmologia) com apoio da Secretária Municipal de Saúde, Prefeitura de Joinville, 62º Batalhão de Infantaria, Hospital de Olhos Sadalla Amin Ghanem, ADIJO, Ghanem Laboratório e Saúde, ICED, SESI, IOT, Colégio Adventista de Joinville, Proll-MED, Bombeiros Voluntários de Joinville, COJ, Instituto de Olhos, Clínica Visão, Opthalmus, HGCR Oftalmologia, Instituto de Oftalmologia de Joinville, Rotary Clube, Lions Club, Ádamo Gastronomia, SIMESC, SBEM, SBD, Clínica IdHera e UNINTER.  “Estamos conversando com vários colegas médicos e empresas e outros parceiros ainda serão agregados nesta campanha”.