Departamento de Endocrinologia da SJM recebe homenagem da ALESC

37

O mês de outubro é cheio de informações importantes para o cuidado com saúde da população, começando pelo Dia Mundial da Obesidade (11/10)

Em 2019, a campanha pública da SBEM Nacional, que tem à frente o Departamento de Obesidade, representado pela ABESO (Associação Brasileira para o Estudo da Obesidade e Síndrome Metabólica) e Comissão de Campanhas e Comissão de Comunicação Social (na divulgação), repetiu a mensagem das anteriores.
Fonte: https://www.endocrino.org.br/11-de-outubro-dia-mundial-da-obesidade-2

No dia que antecede o dia mundial da obesidade, a Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina (ALESC) fez uma homenagem às pessoas e entidades envolvidas no tratamento da obesidade mórbida em Joinville, e o Departamento de Endocrinologia da SJM foi um dos homenageados pelo apoio ao tratamento da obesidade mórbida em Joinville, representado pela nossa associada Dra. Tanise Balvedi Damas.

Obesimor
Obesimor é um programa do Hospital Regional Hans Dieter Schmidt (HRHDS), que atende pacientes com obesidade mórbida desde 2002. Em 2007 o Hospital Regional de Joinville recebeu o credenciamento para a realização de cirurgia bariátrica, mas estava correndo o risco de ser descredenciado, porque não tinha endocrinologista na equipe. A equipe ficou completa a partir de 2010, com a entrada da Endocrinologia ao serviço. A Endocrinologia é fundamental no tratamento da obesidade e no processo de cirurgia bariátrica. A obesidade é uma doença endocrino-metabólica, que está na Classificação Internacional de Doenças (CID 10) na seção de doenças endocrinológicas, CID 10 = E66. A cirurgia bariátrica faz uma transformação no paciente, transformando alguém obeso em alguém com uma potencial desnutrição, que precisa ser sempre controlada com a prescrição adequada e individualizada de vitaminas e minerais, feita pelo endocrinologista. Por isso, os pacientes precisam de acompanhamento antes e depois da cirurgia, por toda a vida. Sem o acompanhamento endocrinológico, a cirurgia traz riscos de desnutrição, anemia e até osteoporose.
Uma vez por ano, é feito um desfile de pacientes submetidos a cirurgia bariátrica. O Departamento de Endocrinologia da SJM vem apoiando esses desfiles, divulgando e prestigiando o evento todos os anos.